10 de junho de 2013

Cascas de ovos e embalagem de café para plantar temperos

Domingo, 09 de junho, saiu um 'faça você mesmo' de horta com materiais reutilizados, sob orientação da Peperômia, no jornal O Estado de São Paulo.

Nasce uma horta
Leticia Momesso, do ateliê Peperômia, ensina a reaproveitar cascas de ovos e embalagem de café para plantar temperos

 


Vamos publicar aqui o passo a passo com adição de alguns detalhes que, não sabemos por que motivo, estão omitidos no jornal:

1- Você vai precisar de cascas de ovos (podem ser substituídas por potinhos de plástico, como de iogurte), areia, terra e sementes. Faça furinhos no fundo do ovo usando um alfinete e coloque um pouco de areia. Preencha com terra e coloque algumas sementes. Coloque uma camada fina de terra peneirada por cima e regue.

A terra deverá permanecer úmida, sem encharcar. Como as germinações são frágeis (são bebês de planta), sugerimos regar sempre com borrifador.



 2- Espere a muda atingir cerca de dez centímetros.
Tenha em mãos: uma embalagem plástica de café,  pá de jardinagem, manta de drenagem, pedriscos, terra adubada, areia, grampeador, um fio resistente (aqui usamos linha encerada) e algo para furar plástico, como um arame para esquentar ou um aparelho de solda, que fica bem quente quando ligado na tomada.

3- Vire do avesso a embalagem de café, dê algumas voltas em sua borda e grampeie. Faça furos no fundo, para drenagem do excesso de água, e nas bordas, para pendurar depois.

4- Cubra o fundo do saco com um pedaço de manta de drenagem.

5- Coloque uma camada de areia por cima da manta e cubra com terra.

6- Com cuidado, quebre a casca do ovo e acomode na terra. Se estiver usando uma embalagem plástica para a muda, remova a embalagem.

7- Coloque mais terra, até cobrir a casca de ovo, que com o tempo vai virar adubo.

8- Coloque os pedriscos em volta da muda.

9- faça as alças usando o fio e os furos das bordas e pendure em local que tome sol por algumas horas por dia. Regue com frequência.

10- Para esta demonstração, usamos sementes de salsinha e cebolinha.



Esperamos que você também faça uma boa horta! O sabor dos temperos orgânicos e recém colhidos é sempre imbatível! =)


Um comentário: