9 de maio de 2018

Estudo Revela: Plantas se Comunicam por suas Raízes


Um estudo publicado esta semana no diário Plos One mostra que plantas se comunicam umas com as outras de uma forma única. O artigo, intitulado "Estímulos mecânicos acima do solo afetam a comunicação subterrânea planta-planta", ilustra que plantas usam suas raízes para instigar suas vizinhas a crescer, quando em ambientes cheios e competitivos, pela secreção de químicos nas suas raízes.

"Se nós temos um problema com nossos vizinhos, nós podemos simplesmente nos mudar," Velemir Ninkovic, ecologista na Universidade Sueca de Agro-Ciência em Uppsala e autor principal, disse ao The Guardian. "Plantas não podem fazer isso. Elas aceitam isso e usam sinais para evitar situações competitivas e para se preparar para futuras competições."

Décadas de Evidência


Evidências de que plantas se comunicam de alguma forma estão por aí há algumas décadas. Em 1997, a professora de silvicultura da Universidade da Columbia Britânica Suzanne Simard descobriu as primeiras peças da pesquisa que levaria à teoria da "internet fúngica(1)".

Suzanne encontrou as primeiras evidências de que há transferência de carbono através dos micélios(2). Isso a leva a teorizar que árvores se comunicam umas com as outras por uma teia de micélia que conecta suas raízes, permitindo que transfiram informações. Em outras palavras: uma internet fúngica.
(1) que se refere a fungo
(2) aparelho vegetativo dos cogumelos (fungos)

Suzanne depois postulou que árvores de grande porte prestam ajuda para as mais jovens e menores usando essa rede de fungos. No documentário de 2011 Do Trees Comunicate? (As Árvores se Comunicam?), Suzanne diz que essas árvores "estão interagindo umas com as outras, ajudando-se a sobreviver."

Estudos mostraram que as plantas adaptam suas estratégias de crescimento como resposta a estímulos de outras plantas. Algumas árvores tem seu crescimento frustrado sob condições abarrotadas de competição enquanto outras redirecionam seus recursos para expandir mais agressivamente acima do solo.

Cooperação


Outro estudo agora ilustra que as comunicações e as adaptações entre as plantas também acontecem em resposta a elementos químicos secretados no solo. A pesquisadora e sua equipe testaram sua teoria em sementes de milho germinadas, que são conhecidas por aumentar seu crescimento em condições estressantes.

A equipe começou a acariciar as folhas das plantas por um minuto por dia usando um pincel de maquiagem, para simular o toque de uma planta vizinha. Então colocaram uma nova planta na solução de crescimento da planta estimulada.

A planta nova, que até então não tinha sido estimulada, se comportou da mesma forma que a planta estimulada, redirecionando recursos para gerar mais folhas e menos raízes. No entanto, novas plantas colocadas em soluções de crescimento de plantas que não foram estimuladas não se comportaram dessa maneira.

Essa pesquisa é mais um passo à frente para entendermos a complexidade das plantas o que antes era acreditado como mundo darwiniano. No entanto, por sorte, parece que a realidade não é simplesmente a sobrevivência do mais forte para esses companheiros vegetais. Entre elas, avisando uma à outra e simplesmente redirecionando seus recursos para se adaptar a seus vizinhos, as plantas parecem estar fazendo um trabalho muito melhor em co-existir do que os seres humanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário