11 de abril de 2013

Parada do Sofá

Os bastidores do Sofá Para Picnic... =)



Recebemos o sofá feio e sujão. Limpamos e retiramos o fundo embaixo, e surgiu um monte de objetos de dentro dele: pentes, brinquedos, caroços de azeitona, desenho de criança, bilhete do síndico, tesoura, moedas, filipeta... Meio nojenta essa primeira parte aí. Mas depois melhorou.


Começamos a pensar nos objetos que usaríamos para ajardinar o móvel e, como é de nosso feitio, demos preferência à escolha de objetos reutilizados. Foi assim que sacos de café, de ração de cachorro, de ração de boi, bandejinhas de isopor e outros pedaços de plástico fizeram a estrutura criada para o suporte das plantas.



O sofá foi limpo e preparado no ateliê da Peperômia, mas sabíamos que não era ali que ele seria finalizado. É que para passar pelo portão e portas da casa o sofá tinha que ser virado, e não poderia ser virado logo que recém plantado, então tínhamos um desafio... Que resolvemos de uma forma bastante divertida: Uma vaga viva, com churrasco (com prato vegeteba separado do prato de carnes - respeito à diversidade!) e o plantio no sofá. Assim, não só completaríamos a obra em espaço público, dando força ao propósito do projeto, como também estaríamos cercadas de amigos. E assim foi. E foi bem divertido :)



O Sofá Para Picnic veio a ser uma crítica ao formato das praças recém reformadas na cidade, onde não há grama para sentar, não há picnic, não há espaço para interação com a natureza, para colocar o pé na terra. Mas veio com uma crítica poética, trazendo consigo um convite sutil e uma cesta de flores.

Quando ficou pronto e as pessoas em volta, curtindo o churrasco, diziam “que vontade de sentar nele!”, sabíamos que estava alcançado nosso objetivo. 



A equipe Peperômia escalada para esse projeto foi composta por Leticia Momesso e Raquel Thomé.

2 comentários:

  1. Ficou uma riqueza esse sofá, meninas!

    eu o vi na Pça Marechal Deodoro, e posso assegurar que a vontade que tive foi a mesma: de me sentar nele.

    mais uma vez, parabéns!

    bjas

    Bia

    ResponderExcluir