2 de fevereiro de 2016

Agricultura Orgânica e o Golpe da Mídia

Hoje eu dei uma entrevista para um canal de TV. Não houve repórter cortando minha fala, nem conduzindo a conversa por caminhos escusos ou maliciosos. Me surpreendi.

Vou lhe explicar por que:

Entre tantos assuntos que são tabu, um que eu tenho particularmente engasgado é a tal da mídia.

Acredito que atualmente há uma necessidade geral de "detox midiático". Acredito, sinceramente, que metade das doenças de metade da população deixam de existir só por se desligar a televisão. Desligar da tomada, mesmo.

O conteúdo é feito para impressionar. Notícia boa não dá ibope.

Se você ligar, lhe jogam morte, violência e medo, em qualquer horário do dia. Sobre seu café da manhã. 

Sabe o que isso faz e você nem percebe? 

Só pra começar o assunto, isso elimina todo o senso de poder pessoal que você tem. Destrói sua autoestima.
Joga sua energia para um nível ridiculamente baixo.
Deixa você se sentindo vulnerável diante de um mundo ameaçador.
Desune, separa.
E então manipula.

Cada um desses ítens tem um desdobramento que termina em consumo de algo anunciado pela TV. Você compra roupa, maquiagem para tentar recuperar seu poder pessoal e auto estima. Vitamina, energético e remédio para sanar a falta de energia. Você compra segurança porque o mundo lhe ameaça; compra jogos, aplicativos, video game, mais TVs, porque se sente solitário.

É uma receita infalível, uma roda de fortuna que rende bilhões em dinheiro nas mãos de uns poucos. Pensa que seis famílias controlam 70% da imprensa brasileira e você começa a entender do que eu estou falando.

Hoje eu respirei aliviada, quando terminei de gravar um programa em que nada disso acontece. Uma emissora pública, sem os mesmos fins lucrativos. Uma repórter doce, um foco real de compartilhar informações benéficas. Foi incrível.

Mas o alívio só durou até eu voltar ao "mundo real", quando vi o que passou naquela outra emissora que detém a atenção e o bom senso de milhões de pessoas. Não vou nem citar o nome, você sabe qual é.

Não vi o programa. Há mais de 15 anos eu não assisto. Não tenho TV em casa. Mas pelo que entendi, o foco era descreditar a venda de produtos orgânicos

A internet está aqui, presente, para desmascarar o jogo... Me trouxe informações sobre o que foi veiculado de forma injusta no domingo à noite e eu quero compartilhar o que é mais lúcido e honesto com você:

"O fato é que a reportagem deu destaque a uma prática desonesta na venda de produtos orgânicos, mas não abordou os/as milhares de agricultores e agricultoras brasileiras dedicadas à produção agroecológica, que atuam além da produção de alimentos saudáveis, contribuindo para a conservação dos solos, das águas, e da biodiversidade. Sem dúvidas uma fiscalização mais eficiente é necessária, mas é importante que essa denúncia e as investigações sejam feitas pelos órgãos competentes de maneira a não gerar confusão para as pessoas e não sejam prejudicados aqueles que atuam no campo de maneira séria, sem usar agrotóxicos e investindo numa agricultura que é a saída para uma alimentação saudável. As feiras orgânicas e agroecológicas são importantes equipamentos públicos de abastecimento alimentar nas cidades, uma alternativa aos produtos envenenados de grandes produtores vendidos em supermercados, e não devem ser criminalizadas pelos atos irresponsáveis de uma minoria.
"Faltou ouvir e apresentar a posição de inúmeras Redes, Fóruns, Articulações, Associações, ONGs, entidades de assessoria técnica e principalmente famílias agricultoras agroecológicas e orgânicas do país que trabalham com ética, respeito e principalmente compromisso com a saúde e a vida de quem consome seus produtos."

Então... Uma empresa que financia os ruralistas (aqueles que desmatam florestas nativas a fim de transformar em pastos e monocultura; aqueles que há 500 anos mantém a prática de dizimar povos nativos em nome do lucro) lhe traria informações positivas e verdadeiras sobre agricultura familiar orgânica?

É hora de retomar seu poder e usar o botão "desligar" de seu aparelho de televisão. É hora de abrir os olhos e escolher os hábitos que realmente vão lhe trazer saúde e prosperidade.

Para a resposta completa ao que foi transmitido, leia aqui.

"A mídia é igualzinha à língua da vizinha", já cantavam os Novos Baianos.


OBS: Nosso Curso de Horta em Pequenos Espaços: http://bit.ly/edukhorta




Nenhum comentário:

Postar um comentário