19 de fevereiro de 2016

Um Pedacinho de Natureza é Você

Eu tenho um sonho. Eu sonho com uma humanidade saudável e integrada à sua Mãe Natureza. Eu acredito que todos nós, seres vivos, temos um ponto de equilíbrio.

Acredito que somos, cada um, uma célula de um corpo maior, chamado Terra.

No filme Matrix, dos irmãos Wachowski, a humanidade é citada como um vírus: age desreguladamente até destruir o organismo que lhe dá hospedagem e alimento. E, infelizmente, se olharmos em volta perceberemos que muitos seres humanos agem exatamente dessa forma. Mas seremos todos assim? 

Pensa em um organismo que tem vida em toda a sua superfície, que regula o solo, o crescimento das plantas, as florestas e desertos... Que tem água doce, água salgada, água brotando do chão e seguindo até o oceano e depois indo pro ar... E que tem ar, correntes de vento constante dando voltas em si, fechadas em uma atmosfera própria e limitada, tudo em equilíbrio... O acaso seria muito poderoso se isso tudo dependesse só dele, não? E não merece respeito a consciência reguladora que está por trás desse equilíbrio?

Agora imagine uma célula do seu corpo... Uma célula da sua superfície, da sua pele... Imagine que ela resolve que é mais inteligente do que o restante do corpo todinho e que então ela pode escolher funcionar da forma que ela bem entende... Essa célula é meio idiota, né?

Você sabe que essa doença chamada câncer é originada simplesmente por uma célula idiota no corpo, que resolveu funcionar de uma forma diferente e absurda, sem nenhuma explicação plausível? Pois é. É assim.

Você, eu, cada pessoa tem a escolha de agir harmoniosamente, fluindo com o todo, com a vida do planeta... E, quando se garante o funcionamento de todo o sistema, garante-se a própria nutrição, a hospedagem, a vida, porque é esse sistema maior que está proporcionando o alimento, a água, o barro para o tijolo da casa.

E é por isso que nossa escolha, como indivíduos e como humanidade, é simples como a escolha de uma célula de nosso corpo.

É por isso que um Jardim Planetinha nos lembra do equilíbrio do todo. Nos lembra do corpo maior do qual fazemos parte <3



foto: Gonzalo Cuellar


Essa casa, chamada Terra, é a única que temos. Vamos amá-la mais? 

<3




Para participar da próxima turma do Curso de Jardins Planetinhas, inscreva-se aqui:


>>> Curso Online de Terrários Planetinhas



*

Nenhum comentário:

Postar um comentário